27.1 C
Porto Murtinho
terça-feira, 19 de março de 2024

História

PORTO MURTINHO – PANTANAL-MS – BRASIL

Estrategicamente localizado na fronteira com o Paraguai, Porto Murtinho foi criado em 1911 e emancipado em 13 de junho de 1912, tendo como cenário principal, a exuberância do Rio Paraguai. Com mais de 100 anos, o município se destaca por ter sido palco de uma série de acontecimentos marcantes na história do nosso País, como a Guerra da Tríplice Aliança e a Revolução de Getúlio Vargas de 1932.

Foi também um dos municípios mais importantes para o desenvolvimento de Mato Grosso do Sul, pois, devido ao Porto de exportações, passou por ciclos econômicos importantes que à época impulsionaram a economia do Estado.

As construções arquitetônicas e monumentos históricos espalhados por toda a cidade são verdadeiros museus a céu aberto e se tornaram um dos principais atrativos turísticos. Uma volta pela cidade expõe a riqueza vivida pela população no auge dos ciclos erva-mate, tanino e charque.

Outro fator marcante é a cultura murtinhense, que se destaca por agregar os usos e costumes do país vizinho Paraguai, preservados com orgulho pela população que carrega em suas raízes o talento para a música, a dança, o teatro e também a culinária revelando atrações que enaltecem e valorizam as tradições do povo murtinhense.

Nesse cenário charmoso, conhecer Porto Murtinho significa encontrar num mesmo lugar lindas paisagens e ter contato com a diversidade da fauna e flora pantaneira, além de enriquecer seu conhecimento apreciando as manifestações artísticas e culturais da cidade. Tenho certeza que você vai se encantar com essa experiência!

Mais informações

Entre em contato com a Secretaria de Turismo.