Município de Porto Murtinho investe em estratégias de fomento ao turismo


Entrega do mapeamento do segmento de hotelaria e gastronomia faz parte do Programa Cidade Empreendedora

Porto Murtinho está investindo em estratégias para fomentar o turismo. Exemplo disso são as soluções apresentadas, nesta quarta-feira (01), na entrega do mapeamento do segmento de hotelaria e de gastronomia, com um plano de ação individual para a melhoria de oferta de serviços turísticos no município. A ação faz parte do Programa Cidade Empreendedora, iniciativa é executada pelo Poder Público e pelo Sebrae/MS e tem foco na melhoria do ambiente de negócios do município.

O primeiro passo para o mapeamento foi a realização de uma consultoria de turista oculto, que mede a experiência do cliente nos segmentos de hospedagem e alimentação nos meses de fevereiro e maio. A partir disso, foi traçado um plano individual para melhorias e apresentado um panorama geral do município, a fim de serem criadas melhorias no destino como um todo, conforme explicou a analista de relacionamento do Sebrae/MS, que atua na Regional Oeste, Lorrany Godoy. Foram contempladas dez empresas no município, sendo cinco do setor de hotelaria e cinco do ramo de alimentação.

Nessa abordagem, os consultores especializados em turismo se passaram por clientes anônimos e analisaram diversos momentos cruciais da Jornada do Turista, desde a pesquisa por informações na internet e redes sociais, passando pela utilização real dos serviços e posteriormente o relacionamento pós-consumo, conforme explicou consultora do Sebrae/MS, Ana Gabriela.

“Com isso, foi possível traçar um panorama geral da qualidade dos serviços turísticos desses destinos, identificando oportunidades e pontos de melhoria que, ao serem tratados de forma individual e coletiva, proporcionarão uma experiência turística com melhor nível de prestação de serviços”, ressaltou a consultora.

Para a turismóloga da secretaria municipal de Turismo, Anne Dias, a consultoria foi importante para identificar os fortes e fracos de cada empreendimento. “Nós estamos com a concretização da rota bioceânica e Porto Murtinho vai ser a porta de entrada para o Brasil para turistas e visitantes e esse olhar do que a gente precisa melhorar nos nossos empreendimentos é fundamental para que tenhamos uma infraestrutura mais adequada para atender esse público que está chegando”, disse.

O presidente do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) e proprietário da Pousada Pescador, Marco Aurélio Nunes dos Santos, afirmou que a consultoria levou uma nova visão para os empreendedores. “A gente sente que existe essa necessidade de uma discussão nesse sentido com uma orientação para abrir os caminhos e mostrar as possibilidades. Todos saíram bastante otimistas”, comentou.

Miriam dos Santos, que é proprietária do Tembi'u He Restaurante e atua no ramo há 16 anos, também participou do encontro. “Ter essa assessoria com os consultores nos ajudou a detectar formas de melhorar nossos serviços para atender cada vez com mais qualidade a nossa clientela”, afirmou. Depois da entrega do mapeamento, os empresários participaram da palestra "Encantando o Cliente para Melhores Resultados de Negócio". 

Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas ao clicar aqui ou por meio do número 0800 570 0800.

Fonte: assessoria de comunicação