Rota Bioceânica: Alunos de Loma Plata realizam intercâmbio cultural em Porto Murtinho

Nesta última sexta-feira (25), alunos da Escola Pluriétnica de Loma Plata, composta por Paraguaios, indígenas Ayoreo, nativos da região e descendentes de Menonitas estiveram em Porto Murtinho participando de um intercâmbio cultural e educacional.

A iniciativa visa promover a troca de aprendizados e experienciar de perto as estratégias e formas de educação adotadas pelo nosso município, descobrindo diversos pontos em comum entre a educação brasileira e paraguaia.

Acompanhados de perto pela Secretária de Educação, Rita de Cássia Padilha, e pela Presidente da Associação Comercial de Porto Murtinho, Maria Elena Benitez, os alunos visitaram pela manhã a escola rural Bonifácio Gomes Pólo, o Centro Educacional Infantil Rafael Cortada e a Escola Municipal Thomaz Larangeira.

Para o diretor da Escola Pluriétnica de Loma Plata, Luis Alfredo Ibarra, que acompanhou os alunos do 9°, a visita às instituições educacionais murtinhenses foi uma experiência única. "Estamos maravilhados com tudo que vimos hoje. O município está de parabéns pelas escolas, muito bem organizadas e pelo cuidado com infraestrutura das mesmas." ressaltou

No período da tarde, a Escola Cívico Militar Cláudio de Oliveira promoveu uma apresentação, com participação especial da
banda musical, para os visitantes, que mostraram admiração pela belíssima ação desenvolvida pela Secretaria Municipal de Educação, elogiando a equipe e professores pelo comprometimento em aflorar o patriotismo dos mais jovens.

De acordo com a Presidente da Associação Comercial, Maria Elena Benitez, o intercâmbio já é o resultado da influência direta da Rota Bioceânica. "Estamos fortalecendo relações em todas as áreas, educação, economia e cultura, ampliando as trocas entre os países. Recebendo hoje esses alunos que levarão consigo experiências únicas." afirmou

Ainda na terça-feira, a comitiva participou do evento promovido pela Escola Thomaz Laranjeiras, em celebração ao Dia da Consciência Negra, trazendo as danças típicas do Paraguai em uma apresentação artística.

Fonte: assessoria de comunicação