Escola Thomaz Larangeiras promove evento para celebrar à Consciência Negra

A Escola Municipal Thomaz Larageiras, promoveu nesta última sexta-feira (25), uma programação especial em alusão ao dia Consciência Negra para engajar pais e alunos e reforçar a importância da valorização da cultura afro-brasileira, com uma série de apresentações culturais.

Para início das atividades, foi realizada a entrega dos certificados de participação na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas - OBMEP aos alunos da 1° edição.

O evento contou também com espaço para o empreendedorismo, resultado do projeto implantado nos ensinos fundamentais da Escola Thomaz Larangeiras - uma ação do Programa Cidade Empreendedora que busca incentivar os alunos a quebrar paradigmas e desenvolver habilidades empreendedoras.

As primeiras apresentações ficaram por conta dos alunos do ensino fundamental, recebendo os aplausos calorosos dos pais e professores presentes. Para fechar a noite, os alunos do EJA - Educação Jovens e Adultos realizaram uma performance sobre os efeitos do racismo dentro da sociedade brasileira.

De acordo com a Secretária de Educação, Rita de Cássia Padilha a ação é importantíssima para todos. “Uma iniciativa que ajuda a refletir sobre a valorização da cultura Afro na nossa cidade, reforçando desde os pequenos que na nossa sociedade não há mais espaço para o racismo, preconceito e discriminação”, ressaltou a secretária.

Consciência Negra

O dia 20 de novembro é referente à data da morte do Zumbi dos Palmares, considerado um símbolo de luta e liberdade da escravidão da população preta. Zumbi morreu defendendo o seu povo em 1645.

A data é uma reflexão da luta contra o racismo e valorização dos afro-brasileiros.

Fonte: assessoria de comunicação